São Francisco de Assis

  


         Dia 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis ,  um dos mais amados e populares santos do mundo.

        O exemplo de São Francisco com seu amor à todas as coisas da natureza e sua identificação com os mais humildes, serve de exemplo para qualquer pessoa e não apenas para os católicos.

         Ganhei minha primeira imagem de São Francisco  da minha mãe, há muitos e muitos anos, nem sei dizer quantos (foto acima). De lá pra cá, ganhei várias outras imagens, vindas de muitos lugares; também  comprei outras e já tenho mais de vinte, incluindo as duas medalhinhas de ouro. Os dois pequenos em metal (São Francisco e Santa Clara) vieram da Basílica de São Francisco em Assis,  mas tem vários de  Minas Gerais, tem de Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Maceió, Natal, João Pessoa, Águas da Prata, São Paulo. 

       A maioria delas é feita pelas mãos de artesãos desconhecidos, e isso tem tudo a ver com São Francisco e toda a sua simplicidade e amor pela natureza. Alguns são de barro, outros de madeira, tem de papel, num mini oratório  e até de feltro. 




           Em janeiro de 2010, tive o privilégio de visitar Assis, pequena cidade da Úmbria, na Itália, cidade natal  de São Francisco.  Era um dia gelado  no inverno italiano e a cidade estava envolta numa névoa intensa. Isso deixou a atmosfera ainda mais mágica, pois dava a impressão que a qualquer momento iríamos esbarrar no próprio São Francisco, Santa Clara  ou um de seus seguidores naquelas ruas estreitas e cheias de  casas medievais de pedra. Sem dúvida foi um dos melhores momentos de viagem que vivi até agora, emocionante e cativante carregada de sentimentos bons.



              








         O caminho de mesa onde estão as imagens de São Francisco, não é herança da minha avó, é obra minha. Usei linha branca e o crochê filé, que tem um efeito rendado lindo e, embora seja trabalhoso,  é não é difícil de fazer, afinal é só ir alternando, blocos de pontos altos e correntinhas para ir formando os desenhos. Além do caminho de mesa fiz duas toalhas menores, quadradas para formar o conjunto.










         
Para saber mais :

Sobre a vida de São Francisco  http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/vidasf/
Sobre a cidade de Assis na Itália  http://www.comune.assisi.pg.it/servizi/servizio-turismo/  ( em italiano)

Comentários